segunda-feira, 23 de abril de 2007

Conflito de agência

Com a mudança do controle das empresas, ora por abertura de capital, por profissionalização ou em razão de alianças estratégicas, houve a entrada nas empresas de executivos profissionais que dessem continuidade aos negócios nas empresas ficando a cargo destes executivos o crescimento, continuidade do empreendedorismos dos fundadores, perpetuidade dos negócios e oferecer aos sócios fundadores ou herdeiros a maximização da riqueza.

Ocorre que os executivos contratados ou os sócios gestores também têm seus interesses e procuram maximiza-los e é onde começam as decisões que poderão estar em posições contrárias aos interesses dos sócios.

Ocorrerão situações em que as decisões maximizam o retorno para os sócios e as que maximizam os interesses dos gestores executivos.

Para que os interesses das duas partes não entrem em conflito, deve-se adotar premissas com relação aos termos dos contratos entre este agentes e outra com relação ao comportamento destes agentes.

Os contratos devem estabelecer todas as condições para conciliar os interesses dos sócios fundadores e os gestores.

Podemos observar pelo menos quatro pontos da gestão em que o conflito de agência vem ao encontro aos objetivos dos sócios proprietários:

Autobeneficiamento
Gestão focada no curto prazo: estratégias defensivas
Diretrizes impactantes não consensadas
Manipulação de resultados.

No plano estratégico, os gestores podem preferi estratégias mais defensivas e que protegem de demissões por resultados menores ou ruins, não optando por estratégias de riscos mais altos, que bem gerenciadas, poderiam resultar em maiores retornos para os sócios fundadores.

Desta forma, projetos que atendam mais aos interesses dos gestores, podem ser realizados em detrimento aos interesses dos proprietários, afetando negativamente os resultados para este.

Manipulações contábeis para forjar resultados, com o objetivo de aumentar os bônus pagos aos gestores ou esconder resultados negativos, são fatores importantes para os conflitos de agência.

Portanto, as empresas e o mercado em que elas atuam passam a pressionar por práticas melhores de gestão e com isto as práticas de governança corporativa passaram a ser exigidas pelos sócios proprietários em relação aos gestores para corrigir esses desvios de conduta as deficiências gerenciais.

3 comentários:

Anônimo disse...

eU ACHO QUE PRECISARIA HAVER MAIOR TRANSPARENCIA PORQUE OS DONOS QUEREM MAIS E OS OUTROS TAMBÉM , TODOS QUEREM MAIS E ACABA O MAIS E FICA O POUCO E ASSIM QUANTO MAIS SE QUER NUNCA SE TERMINA DE QUERER, E QUANDO ACABAR, COMO É QUE FICA?

Anônimo disse...

adorei o conceito exposto pot este blog.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o custo que uma empresa teem em adotar esta governança corporativa