Há muito se sabe a importância da avaliação dos fornecedores e parceiros para a efetivação de suas contratações, porém cada dia mais as organizações concluem que não basta avaliá-los, mas se faz necessário obter um rating dos fornecedores e parceiros, onde sejam ranqueados e pontuados através dos critérios e indicadores chaves da organização e sua operação.
Quando a organização avalia seu fornecedor e parceiro, estabelecendo uma lista de fornecedores e parceiros qualificados, esta garantiu um padrão mínimo de aceitação para a contratação, mas nenhuma organização pode ignorar o fato de que entre todos os qualificados, haja os que tenham desempenho em nível BOM, ÓTIMO e EXCELENTE, e isto deve permitir a diferenciação entre eles na tomada de decisão da contratação e da seleção do projeto à que este ou aquele fornecedor e parceiro estará possibilitado a participar.
Hoje no mercado, há inúmeras ferramentas e métodos que permitem que através da avaliação continua dos fornecedores e parceiros, seja estabelecido um rating entre eles, em função do desempenho individual de cada um. Cada organização deve buscar o método que mais se adéqua a sua realidade, seu porte, nobreza de sua atividade, e grau de impacto (severidade) que os fornecedores e parceiros apresentem sobre seus processos e operação, podendo assim, obter um rating que realmente permita a melhor tomada de decisão de seus gestores.
Outro fator deve ser considerado no rating, é o nível de alinhamento do fornecedor e parceiro para com os princípios da organização, seja em relação a ética, conduta comercial, responsabilidade social e ambiental, além do respeito as normas e legislações vigentes, isto permitirá que a relação comercial seja duradoura, por meio da identidade entre as empresas, somado a segurança que a organização obterá quanto a co-responsabilidade nas questões legais, sociais e ambientais.
Grande parte das organizações, não possuem recursos humanos disponíveis para o planejamento, execução e acompanhamento do rating de seus fornecedores, devido a necessidade de continua avaliação. Nestes casos, o ideal é que a organização tenha um parceiro que planeje, execute e gerencie a avaliação e rating de seus fornecedores e parceiros, inclusive com realização de auditorias periódicas nas instalações dos mesmos.
Por: Jackson Luvizotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário