quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Holding familiar

Você enxerga que seus filhos têm afinidade entre si, mas é fácil reconhecer diferenças entre eles. Se você é empresário, vai perceber que um de seus filhos já começa a visitá-lo com mais freqüência, e mostra interesse pela empresa. Já os outros desinteressados e podem seguir outros caminhos profissionais e totalmente fora dos objetivos de suas empresas.

O importante é que todos são seus filhos, e como tais, são seus herdeiros e terão direito a parte do seu patrimônio no momento da sucessão, quando você vier a falecer ou deixar os negócios para usufruir do que os negócios lhe proporcionaram. Mas, diante de herdeiros com perfis diferentes, como preservar o controle dos seus negócios de forma adequada, sem correr o risco de que herdeiros menos preparados para o negócio coloque em risco a continuidade dos negócios? Quanto antes for iniciado o processo sucessório melhor.

Holding familiar:

Você já pensou em abrir uma empresa para concentrar o seu patrimônio e ainda garantir o rendimento provindo destes bens? É possível fazer esta escolha, principalmente visando a preservação dos seus negócios. Trata-se da constituição de uma holding familiar.

Em primeiro lugar é importante saber que é possível criar uma holding sem abrir mão de elaborar um testamento, documento em que você irá deixar claro como deseja dispor de seus bens na sucessão. A holding familiar, por ser uma empresa, tem o objetivo de permitir que você utilize meios para estabelecer limites quanto ao controle absoluto do patrimônio.

Em outras palavras, mesmo que seus filhos sejam herdeiros necessários de suas empresas, você poderá atribuir poderes de voto aos mais responsáveis, por exemplo, fazendo com que os demais tenham acesso apenas aos proventos dos negócios sem participarem da administração efetiva do negócio.

Por: Marco César de Oliveira

Nenhum comentário: