quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Meu negócio é ou está ruim?

No geral os dirigentes de empresas de pequeno e médio porte, a reposta mais simples é dizer que a atividade exercida é ruim, sempre que escuto este tipo de resposta, até mesmo porque a resposta vem de imediato, eu faço outra pergunta. Seu negócio é ruim ou ele não gera ou recursos suficientes para suprir seus desejos ou necessidades?
Em geral também, estas respostas estão baseadas no resultado de caixa que o dirigente tem, se sobrou dinheiro é sinal que o negócio está bom.
Se perguntarmos qual a necessidade financeira da empresa e pessoal,começaremos a identificar os primeiros e fundamentais problemas a srem tratados, que é a falta de planejamento pessoal e/ou da empresa.
Quando não sabemos, quanto à empresa precisa faturar e qual a necessidade de recursos que o dirigente necessita para fazer frente às despesas pessoais, certamente os riscos de uma gestão fora de controle são significativas.
Se não sei para onde vou nenhum caminho é bom e não teremos resultados diferentes fazendo as mesmas coisas e da mesma forma.

Por: Marco César de Oliveira

Um comentário:

Marcos Arruda disse...

Marco, interessante o ponto de vista. Mas essa pergunta sua é bem profunda. Um familiar bem próximo tem uma distribuidora de produtos que dá a falsa percepçào de ser um negócio BOM. O susto virá quando ele entender o que é um fluxo de caixa e também o que significa operar endividado de forma saudável. INFELIZMENTE nossos empreendedores não conhecem o que é um fluxo de caixa.