segunda-feira, 3 de setembro de 2007

RISCOS NA TERCEIRIZAÇÃO

Os motivos que levam as empresas a aderirem à terceirização das áreas de Controladoria (contabilidade fiscal e gerencial, folha de pagamentos e tributos), Financeiro, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, se dá principalmente pela busca de redução de custos, ganhos de eficiência e qualidade nas informações.

Ocorre que os gestores responsáveis pela decisão de terceirizar, determinam ou têm prazos curtos para a implementação e obtenção dos resultados oriundos da terceirização, também não tendo tempo para a análise dos riscos que envolvem um processo de terceirização.

Levando a processos de terceirização ineficientes, traumáticos e que principalmente não chegam aos objetivos, do contratante e do contratado.

O que motiva então os gestores das empresas a buscarem o caminho da terceirização é a redução de custos e uma vez que as empresas acabam tendo processo internos vulneráveis ou ineficientes, com a possibilidade de compartilhar riscos com o terceiro ficando a cargo da empresa terceira a responsabilidade de manter profissionais qualificados e atualizados.

Outro fator a ser considerado é que informações estratégicas e confidenciais sobre reestruturações, fusões, aquisições, performance financeira da empresa, entre outras, são mantidas fora da empresa, submetidos a acordos rígidos de não divulgação de informações com penalidades estipuladas para a empresa terceira.

Terceirizar os processos e mecanismos de Controladoria, Financeiro, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação faz com que estes controles sejam observados com maior dedicação e foco pelos gestores da empresa.

Portanto, estabelecer um projeto de terceirização passando pela escolha da empresa ou empresas parceira neste processo, estabelecendo prazos adequados e métricas dos serviços terceirizados com o estabelecimento do que, como e quando serão entregues os trabalhos e relatórios são necessários para que todos os envolvidos tenham claramente suas responsabilidades e direitos.

Encarar o processo de terceirização como uma oportunidade para o negócio como um todo é fundamental para o sucesso e planejar cada etapa atentando para os principais riscos:

Falhas no planejamento, projeto e seleção:
Estratégias e implementação inadequadas da terceirização
Falta de compreensão da própria empresa sobre a complexidade de seu negócio
Falhas no gerenciamento dos contratos:
Custos altos
Serviços de baixa qualidade
Problemas no relacionamento entre o cliente e o prestador de serviços
Problemas nas reduções de custos com a Terceirização
Avaliações de performance inadequadas

Nenhum comentário: