quarta-feira, 20 de junho de 2007

Conceituar as práticas de Governança Corporativa

Os modelos e as práticas de Governança, segundo Becht, Bolton e Röell em que as empresas têm grupos de interesse, negociações e compensações que se interagem na definição das estratégias e em suas operações. Conseqüentemente soluções diferentes podem ser necessárias não só para a consolidação dos interesses destes grupos, mas ainda em função da origem do controle, do âmbito geográfico das operações e do tipo de atividade produtiva a ser governada. Projetos com longos prazos de implementação e maturação podem exigir soluções impróprias para projetos com horizontes mais curtos.

Desta forma pode-se dizer que não há um único conjunto de critérios universalmente aplicáveis a todas as empresas em todos os lugares, há aspectos culturais, as empresas e pressão exercida pelos stakeholders variam muito entre as empresas e países.

Conceituar as práticas de Governança Corporativa é algo que devemos levar em consideração um conjunto de diversidades a cerca deste assunto.

As questões relevantes que se deve ser objeto de análise são:

1. Dimensão das empresas;
2. Estruturas de propriedade;
3. Tipos de conflitos de agência;
4. Harmonização dos interesses em jogo;
5. Análise das empresas quanto ao regime legal e quanto à origem de seus controladores;
6. Analisa da origem da empresa, modificada por aquisições e fusões;
7. Mercado de atuação da empresa;
8. Cultura em que a empresa e seus controladores estão inseridos; e
9. Leis e regulamentos em que a empresa e seus controladores estão inseridos.

Este conjunto de questões relevantes, somado ao fato das práticas de Governança Corporativa serem recentes, os processos e objetivos da alta gestão observados na

empresas, podem ser observados seguindo os seguintes preceitos:

Guardiã de direito
Sistema de relações
Estrutura de poder
Sistema normativo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por este post maravilhoso. Admirando o tempo e esforço que colocou em seu blog e informações detalhadas que você oferece.