segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pequenas e médias empresas também devem investir no IFRS

Pensando em oportunidades de negócios futuros com empresas e investidores internacionais as empresas de pequeno e médio porte devem ter atenção às necessidades de adequação ao IFRS (International Financial Reporting Standard), este é o padrão de normas contábeis utilizado desde 2005 na União Europeia e que este ano teve uma adoção significativa no Brasil.
Aderir ao IFRS será obrigatório para as empresas de capital aberto a partir de dezembro de 2010, porém as pequenas e médias empresas ainda estão postergando a adequação ao novo padrão.
A mudança de padrão contábil envolve profissionalismo, tecnologia e otimização para os procedimentos contábeis e para a troca de informações com os órgãos competentes. Antecipar seu entendimento e os investimentos necessários nas novas tecnologias é fundamental. Em um prazo não muito longo todas as empresas brasileiras deverão adotar em parte ou no todo este novo padrão.
Este novo padrão contábil servirá de modelo aos balanços das empresas visando facilitar a análise de investidores. Sua adoção fará com que todas as empresas, independente do país de origem, tenham uma mesma base comparativa de seus balanços.
O SPED Contábil e Fiscal, bem como a implantação de NF-e Nota Fiscal eletrônica é o início para todas as empresas.
Por: Marco César de Oliveira

Um comentário:

Marcos Arruda disse...

SPED e NF-e estão forçando a adoção de gestão. Há um volume de empresas obrigadas na adequação e, sequer, possuem um ERP ou um excel mais estruturados para controlar suas finanças e, mesmo assim, ja são obrigadas a "investirem em TI" para se adequar...