Este Blog tem por objetivo a discussão sobre as práticas de Governança Corporativa, Gestão, Tributos, contabilidade gerencial e outros temas correlatos, de forma a contribuir principalmente para as pequenas e médias empresas, de estrutura familiar ou não, na melhoria de suas atividades e tomada de decisões VISITE NOSSO SITE: www.valorvest.com.br
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Por que terceirizar a gestão de estoque em poder de terceiros?
Quanto de recursos da empresa estão empregados nos estoques?
Há produto estocado em quantidade suficiente para atender a demanda do mercado?
A empresa precisa expandir seus centros de distribuição?
Como atender os prazos de entrega dos produtos?
Quem, Como, e Qual o Custo de controlar os estoques em poder de terceiro?
Outros questionamentos a respeito da gestão estratégica dos estoques podem ser feitas e as respostas destas questões e a possibilidade de terceirizar ou consignar os produtos em locais de terceiros é um dos motivos para as empresas pensarem em gestão de estoques estratégica.
Esta gestão se feita pela empresa requer uma atenção muito grande quanto a programação de produção e existem variáveis importantes que em muitas vezes são imprevisíveis, tais como: variações da demanda de produtos acabados, variação na oferta e preços de matéria prima, custo do espaço físico de armazenagem, restrições de circulação de veículos de entrega, entre outros.
Muitas empresas que tem buscado a especialização em seus processos internos e uma das mudanças importantes mudanças é a terceirização do processo de armazenagem dos estoques, em parte ou no todo.
Os estoques em poder de terceiros podem ser em centros de distribuição próprio ou de terceiros, em alguns casos a opção utilizar o espaço físico do cliente final.
Quando a opção é ter os estoques fora da empresa é que começa a necessidade de outros controles e custos. O controle deste estoque, mesmo que contratualmente seja de responsabilidade dos contratados, geram riscos para as empresas proprietárias do estoque. Riscos de quebras de estoques e não atendimento do cliente final, falta de controle de utilização e a consequência é o não faturamento de estoques utilizados.
Terceirizar a gestão dos estoques em poder de terceiros pode ser uma solução, pois a empresa continuará a focar em suas ações de produção e venda. Os produtos alocados em locais fora da empresa ou em clientes para seu consumo e posterior faturamento, passam a ter uma empresa focada nos controles, processos de estoques e inventários periódicos. O resultado na maioria dos casos é de melhora nas informações, tempo de resposta e resultados da empresa.
A melhora nos controles permite identificar a posição de estoques e identificar os produtos a disposição do cliente final. A empresa passa a usar esta ferramenta demonstrando também a capacidade de atender a necessidade de seus clientes e do próprio negócio.
O ideal é que a empresa tenha este trabalho sendo realizado periodicamente, uma vez que se trata de recursos significativos da empresa.
A Valorvest pode ser parceira de sua empresa em treinamentos e na execução dos trabalhos de inventário físico na empresa ou em poder de terceiros, bem como na estratégia de controles e processos. Temos uma solução de controle com visitas periódicas nos pontos onde encontra-se seus produtos dando visibilidade do seu estoque em poder de terceiros para tomadas de decisões.
Marco César de Oliveira Sócio da Valorvest é economista pela PUC – SP e Contador. É MBA em Gestão Empresarial pela FIA-SP - marco@valorvest.com.br
Marcos Pinheiro: Consultor associado da Valorvest é especialista em gestão e controle de estoques.
Assinar:
Postagens (Atom)