segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A ARTE DE VENDER

Capítulo 1

Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Arte, é a capacidade natural ou adquirida de por em prática os meios necessários para obter um resultado:

Vender com arte é muito mais do que simplesmente tirar o pedido ou assinar o contrato, tudo isto é conseqüência de todo um trabalho desenvolvido e preparado antes de sua concretização.

Simplesmente vende, poderá ser um fator decisivo para vender uma única vez, quanto vender com arte é cativar o cliente e vender sempre e bem.

Vender pode ser fácil, mas vender com margem e entregar o que foi prometido e no prazo determinado depende de uma serie de outros fatores que caso não sejam pensado, podem comprometer uma venda com arte.

Conquistar um novo cliente é pode até ser fácil, mas deveríamos considerar cliente somente aqueles que voltam para fazer negócios com nossa empresa ou com o mesmo vendedor.

Manter um cliente é uma tarefa difícil, pois uma vez que estamos vendendo nosso produto ou serviço, a concorrência tentará tomar nosso cliente.

Uma vez que o cliente não é da empresa, não é do vendedor, mas sim do mercado, temos que encantar a cada negócio este cliente.

A boa venda é aquela em que o cliente volta e o produto não volta e uma venda ruim é aquela que o produto volta e o cliente não volta.

É conhecido que um cliente que não volta tem um poder muito maior de fazermos perder novas vendas, do que o poder, de gerar novas vendas, daquele cliente que gostou de nosso produto e atendimento.

Assim, devemos cuidar de todos os detalhes quando nos propomos a vender algo para um cliente, passando por conhecer e acreditar no que iremos vender, conhecer os concorrentes e seus produtos, pontuar as diferenças positivas e negativas em relação ao nosso produto, sistema de logística de nosso cliente alvo, do concorrente e a nossa.

É importante conhecer as características do seu cliente, o que é importante para ele, preço, qualidade, prazo de entrega, prazo de pagamento, marca. Descobrir o que ele valoriza será uma arma eficiente em sua negociação.

Quem o atenderá é um fator a ser considerado, tente tirar o máximo de informações possível sobre quem irá negociar com você, use seu network, fale e negocie com quem decide, veremos mais adiante que negociar com que não decide é uma técnica dos compradores para obter vantagens e principalmente e uma perda de tempo para você.

A Arte de vender com Arte

A negociação, entre quem precisa comprar e quem precisam vender, tem se tornado cada dia mais complexa.

Primeiro porque os produtos e serviços estão sendo atualizados em uma velocidade difícil de acompanhar, quer seja por tecnologia, legislação, necessidade de mercado alterada, moda, estilo de vida e por uma centena de argumentos.

Estar do lado da mesa de quem vende tem se tornado uma tarefa árdua, pois concorrer com todas as variáveis de mercado não é uma tarefa para amadores.

O planejamento estratégico irá ajudar a efetivar negócios, fazer a mesma coisa e esperar resultdos diferente é insano.

Tente entender as causas da perda de algumas vendas e que estas reflexões lançadas e propostas os ajudem na elaboração de preços e oferta de negócios.

Que as idéias e exemplos compartilhados aqui contribuam para você ter sucesso em seus negócios.